O que é a perspectiva de gênero e por que é necessário implementá-la?

Anderson Karvelis

11 abr, 2023 ● 2 minutos

*Artigo de opinião

Saiba a importância da perspectiva de gênero na construção de uma sociedade mais justa

Além de ser uma obrigação, a perspectiva de gênero permite melhorar a vida das pessoas, isto é, refere-se à metodologia e aos mecanismos que permitem identificar, questionar e avaliar a discriminação, desigualdade e exclusão da mulher, bem como as ações que devem ser realizadas para atuar sobre os fatores de gênero e criar as condições de mudança que permitam avançar na construção da igualdade de gênero.

Ao falar da perspectiva de gênero, faz-se referência a uma ferramenta conceitual que busca mostrar que eventuais diferenças entre mulheres e homens ocorrem não apenas por sua determinação biológica, mas também pelas diferenças culturais atribuídas aos seres humanos.

Para que serve a perspectiva de gênero?

Olhar ou analisar uma situação com uma perspectiva de gênero permite entender que a vida de mulheres e homens pode ser modificada na medida em que não é determinada "naturalmente".

Essa perspectiva ajuda a compreender mais profundamente a vivência de mulheres e homens e as relações que existem entre eles. Essa abordagem questiona os estereótipos com os quais somos educados e abre a possibilidade de desenvolver novos conteúdos de socialização e relacionamento entre os seres humanos. A utilização desta perspectiva suscita a necessidade de resolver os desequilíbrios existentes por meio de ações como:

A importância da aplicação da perspectiva de gênero está nas possibilidades que ela oferece para compreender como ocorre a discriminação contra a mulher e as formas de transformá-la.

Além disso, é preciso entender que a perspectiva de gênero melhora a vida das pessoas, das sociedades e dos países, enriquecendo todas as esferas produtivas, ou seja, não se limita apenas às políticas voltadas para as mulheres.

Por exemplo, a incorporação da perspectiva de gênero na medicina permitiu compreender que os sintomas de certas doenças, ou os efeitos colaterais de alguns medicamentos, são diferentes nas mulheres e nos homens.

Assim como na medicina, a incorporação da perspectiva de gênero permite melhorar o desenvolvimento científico, tecnológico, urbano etc., ou seja, seus benefícios vão muito além da esfera política.

O maior desafio é eliminar os preconceitos e resistências que ainda existem à incorporação desta perspectiva, o que nos permitirá compreender o alcance e as possibilidades que a sua implementação traz consigo para o pleno desenvolvimento do país.