Oficina Legislativa: ensino sobre democracia e cidadania em sala de aula

Viviani Alves

30 set, 2021 ● 1 minuto

Portal e-cidadania disponibiliza material para professores orientarem alunos de escolas e faculdades 

Você sabe o quanto é importante que cidadãos e cidadãs entendam o sentido da “democracia” e “cidadania”, não é? E quanto mais cedo o contato com esse tema, mais consciente é a sociedade! Por isso, o IBÊ Informa sobre um material bem interessante, que pode ser aplicado por professores de todo o país: a Oficina Legislativa.

No portal e-cidadania, do Senado Federal, professores fazem um cadastro e obtêm o material didático, composto por 5 aulas, que podem ser ministradas por 1 ou vários educadores de diferentes disciplinas. O conteúdo aborda o processo de criação de leis, os poderes da República e incentiva o debate sobre problemas que afetam a população brasileira. Ao longo dos módulos, são elaborados relatórios; as ideias criadas podem ser cadastradas pelos alunos e alunas no portal, serem debatidas pelos senadores e virarem leis!

A Oficina Legislativa é aplicável na modalidade presencial ou remota, no ensino fundamental, médio e superior de instituições públicas ou privadas. O objetivo é estimular estudantes a pensarem em melhorias para o país e, no caso da graduação, para aquela área de conhecimento do curso e onde irão atuar como profissionais.

O IBÊ salienta a importância de professoras e professores na (in)formação de alunas e alunos cada vez mais conscientes, esclarecidas(os) e antenadas(os) sobre direitos e deveres que transformam positivamente o futuro no nosso país.