Painel interativo com dados sobre violação de direitos humanos no Brasil está disponível para consulta no site do Governo Federal

Amanda Tiemi Nakazato

30 jun, 2022 ● 1 minuto

Conheça a ferramenta digital que reúne dados sobre as denúncias de violação de direitos humanos e violência contra a mulher

Você sabia que existe um painel interativo com dados de violação de direitos humanos no Brasil que qualquer um pode consultar?

Na plataforma, há dados sobre as denúncias de violação de direitos humanos e violência contra a mulher, recebidas pelos canais Disque 100, Ligue 180 e pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Basta acessar o site www.gov.br/mdh e clicar em “Dados de Violação de Direitos Humanos”. Estão disponíveis os dados de 2020 a 2022. No painel, é possível navegar por 4 categorias: Análise por Denúncias, Análise por Perfil da Vítima, Análise por Perfil de Suspeito e Denúncias relacionadas à COVID-19. 

Para facilitar a pesquisa de informações, o usuário também pode aplicar filtros para entender o tipo de violação, qual o perfil da vítima e o perfil do suspeito. Além de ter acesso à quantidade de protocolo de denúncias, denúncias e violações por região e mês da ocorrência.

O IBÊ acredita que uma gestão baseada em evidências é o caminho para uma tomada de decisão mais assertiva. Que tal explorar o painel, reconhecer a realidade e a partir daí traçar planos para melhoria desses dados?