Princípios básicos da Responsabilidade Social

Ana Carolina Rodrigues

18 jul, 2023 ● 2 minutos

*Artigo de opinião

Confira o que é responsabilidade social e como ela está presente no seu dia a dia

Este conteúdo faz parte do centro de estudos Direito Administrativo do IBÊ

A responsabilidade social (RS) norteia em vários aspectos a vida cotidiana, ela está presente, principalmente, nas empresas. É de extrema importância para o convívio social, em qualquer lugar do mundo.

O que é Responsabilidade Social?
O referido tema parece ser de fácil entendimento; porém, não há uma resposta definitiva para o mesmo.

Há inúmeras discussões que tratam sobre a responsabilidade social. Alguns estudiosos entendem que a Responsabilidade Social seria a obrigação de responder pelas ações. Para outros, definiu-se como a forma de pensar e agir, dentro da ética. Portanto, não há uma definição unânime.

Fato é que a Responsabilidade Social aborda quatro pilares, sendo eles:

  • Corporativa
  • Individual
  • Ambiental
  • Empresarial

Ter comprometimento com a responsabilidade social é muito importante para o desenvolvimento econômico do nosso país, através da implementação de ações. Sendo elas: inovação de empregos, segurança, consciência sustentável, saúde, desenvolvimento humano, entre outros.

Logo abaixo você irá conferir alguns princípios da Responsabilidade Social, para uma maior eficácia no dia a dia.

  1. Comportamento ético

Segundo Sócrates, a ética está relacionada à busca pela verdade, ou seja, a ética era entendida como um conjunto de valores e princípios que orientavam o comportamento humano. Não se pode falar em ética, sem falar de empatia. Quando nos colocamos no lugar do outro, a tendência é colaborar para um convívio social estável, com ações que refletem nossos valores como seres humanos.

2. Accountability

A Accountability é um método de responsabilidade que pretende garantir a qualidade na prestação de contas, avaliação e divulgação sobre aspectos sociais e éticos da gestão empresarial. Visa então a uma publicidade consciente.

3. Transparência
Correlativo ao anterior, mas não menos importante. Toda e qualquer organização, seja ela de setor privado ou público, tem por sua vez a obrigação de ser responsável quanto às informações e qualquer atividade que relacione a vida das pessoas no ambiente referido. A LGDP (Lei de proteção de dados) é uma lei que trata sobre dados pessoais, sendo importante a sua leitura.

Esses princípios são imprescindíveis. O predomínio desses eixos salienta como uma sociedade comum deve ter essa prática presente. A cada ano que passa, torna-se mais precisa a adoção destes princípios. Principalmente nas empresas.


*Os artigos aqui divulgados são enviados pelos redatores voluntários da plataforma. Assim, o Radar IBEGESP não se responsabiliza por nenhuma opinião pessoal aqui emitida, sendo o conteúdo de inteira responsabilidade dos autores da publicação.