Serviço social e Administração Pública

Anderson Karvelis

06 jun, 2023 ● 5 minutos

*Artigo de opinião

Entenda qual é o papel do serviço social

Este conteúdo faz parte da temática Administração Pública e Direito Administrativo do IBÊ

A missão do Serviço Social é ajudar os pobres e extremamente pobres ou os que estão fora das políticas sociais fornecidas pelo governo a alcançarem o equilíbrio biopsicossocial ou bem-estar integral (melhoria de seu padrão e qualidade de vida e contribuição para o seu desenvolvimento social), através de uma gestão ótima de recursos públicos e privados (humanos, materiais, econômicos e físicos), com o uso de metodologias e estratégias, técnicas e instrumentos, teorias inclusivas e réplicas de experiências exitosas.

O bem-estar integral, cujo conteúdo é multidimensional, implica criar um conjunto de indicadores de medição no plano econômico, das variáveis: saúde, moradia, vestuário, transporte, emprego, remuneração, educação, aposentadoria, previdência, lazer, esporte, recreação, arte e cultura etc. Ou seja, o equilíbrio biopsicossocial: 

O biológico, cujas variáveis ​​básicas e centrais seriam a nutrição, relacionados ao consumo de proteínas, vitaminas, minerais e calorias do indivíduo. O psicoemocional, que inclui as variáveis ​​associadas ao estado mental e emocional. E o ecológico, que inclui o equilíbrio do indivíduo com seu meio (social e físico).

A contribuição para o alcance do bem-estar integral dos trabalhadores da Administração tem como objetivos específicos prestar assistência social integral aos trabalhadores independentemente da sua situação profissional: nomeados ou contratados, não se pode ser seletivo no serviço social.

O serviço social deve tornar os profissionais capazes de serem instrumentos de seu próprio desenvolvimento social; sendo o cuidado solidário e a ajuda mútua essenciais na política da instituição, voltada para o bem-estar do trabalhador e da família. Ele deve também promover a participação ativa dos trabalhadores no planejamento, programação e execução de projetos que gerem recursos orientados para o desenvolvimento econômico e social. E, mobilizar recursos para a operacionalização de programas e projetos assistenciais.

Realidade e Diagnóstico social

A administração contribui com o processo de Planejamento-Organização-Direção, controlando a clareza e a objetividade na elaboração de planos, programas e projetos. No entanto, esses planos só podem ser construídos após análise da realidade social. Portanto, é correto partir da realidade, porém, em termos reais, podemos ouvir a frase “a partir das necessidades sentidas pelas massas”, que nos impede de considerar as reais necessidades da população, ao invés de substituí-las por nossas próprias necessidades ou deficiências. Ou aquela outra frase "realizar uma análise concreta da situação concreta" que nos convida a desenvolver uma análise de todas as dimensões, relacionamentos, inter-relações e/ou conexões dos personagens ou variáveis ​​que um determinado fenômeno social apresenta, para finalmente ficar com as especificidades da referida realidade social. 

A administração social fornece ao serviço social a organização do seu trabalho profissional em instituições públicas, possibilitando a construção do quadro de gestão; constitui o conteúdo ideológico, político e metodológico institucional; inspira-se nas aspirações, projeções e interesses dos executivos, funcionários e trabalhadores; é a criação coletiva da visão, missão, objetivos estratégicos e diretrizes políticas, de acordo com o nível de desenvolvimento do pensamento, interesses e necessidades dos trabalhadores e executivos da instituição.

Esta sistematização não pode de forma alguma ser a criação de um grupo minoritário, porque não responderia ou representaria o interesse coletivo. Além disso, sugere a construção dos instrumentos de gestão, contemplados no Plano de Ação Social, no Plano Operacional Institucional e no Plano de Bens e Serviços.

Como estratégia de gestão e na perspectiva de conseguir posicionamento e empoderamento do assistente social e do serviço de assistência social nas instituições públicas, sugere-se considerar as seguintes estratégias: trabalhar em equipe; gerir políticas de acordo com a missão e visão da instituição; trabalhar com eficácia, eficiência e efetividade; ter atitudes inovadoras; criar conhecimento; aprender gestão do tempo; ter visão de futuro e saber sobre advocacia social.

Assistentes sociais que se aventuram no campo da Administração Pública devem saber que este espaço de desenvolvimento profissional requer uma sólida formação teórico-metodológica, competências práticas e habilidades na concepção, implementação, avaliação e sistematização de programas e projetos sociais. Além das atitudes, habilidades e formação ética e moral, é preciso conduzir processos assistenciais desde o seu planejamento até a avaliação, sistematização e sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.

Através da implementação de programas e projetos sociais de caráter assistencial, preventivo, curativo e reabilitação, nas áreas da alimentação, saúde, habitação, emprego, aposentadoria, vestuário, lazer, educação, segurança social, recreação, esportes, cultura, arte etc. E que sejam orientados para o desenvolvimento humano, ou seja, para geração de condições de vida sadias e dignas, com acesso ao conhecimento e capacidade de decisão.


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