Uso do software Ilogix como aliado à sustentabilidade na Administração Pública

Isabela Montoro

28 set, 2021 ● 2 minutos

A sustentabilidade deve ser pautada antes, durante e depois das contratações públicas!

Atualmente, a preocupação com a sustentabilidade está em todos os lugares. E ainda bem, né? Já passou da hora de repensarmos, enquanto sociedade, o planeta no qual nós e as nossas futuras gerações gostaríamos de viver.

Dessa forma, fica claro que o dever de preservar e defender o meio ambiente compete a todos, inclusive – e principalmente – ao Estado, uma vez que esse possui um grande poder de compra: de acordo com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), as contratações de bens e serviços do governo brasileiro representam, anualmente, cerca de 15% a 20% do PIB (Produto Interno Bruto Brasileiro).

Nesse sentido, importante salientar que o novo regramento sobre Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) deu um destaque ainda maior à sustentabilidade, trazendo o desenvolvimento nacional sustentável como um de seus princípios. Além disso, a nova Lei traz algumas previsões que objetivam a realização de contratações públicas sustentáveis, como, por exemplo, o estabelecimento de margem de preferência para bens reciclados, recicláveis ou biodegradáveis.

Além das medidas acima, que são essenciais, é necessário que um aspecto esteja no radar dos gestores públicos de todo o Brasil: a sustentabilidade não deve ser buscada apenas quando da realização dos procedimentos licitatórios e na seleção de fornecedores comprometidos com a causa. Ela deve estar permeada no dia a dia da Administração Pública, e é aí que o software Ilogix entra pra te ajudar! ;-)

O match perfeito: Ilogix e sustentabilidade ❤️

Você sabia que uma das boas práticas de sustentabilidade selecionadas pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é justamente a redução do uso de papel? De acordo com o Programa, apesar de ser algo corriqueiro e que muitas vezes passe despercebido, a diminuição do uso do papel pode ser uma grande aliada do meio ambiente, uma vez que o processo da sua fabricação é altamente poluente: 

O Programa A3P também revela que, somente no Governo Federal, estima-se que um único servidor use, em média, 4 mil folhas de papel ao ano. Considerando todos os servidores ativos, o uso total por ano pode chegar a 200 milhões de folhas, o que equivale a um gasto de R$ 4 milhões. Deu um pulo da cadeira pensando na quantidade de papel que passa pela sua mesa no dia a dia?! 🤯

Pois é! Pensando nisso, uma das grandes recomendações é, justamente, a implantação de sistemas eletrônicos que, consequentemente, auxiliarão na redução deste consumo!

E é esse o caso do Ilogix, cujo principal objetivo é justamente a eliminação da circulação de processos em papel, integrando todo o processo de contratação, garantindo que todos os trâmites sejam realizados de forma eletrônica. Menos burocracia, menos papel, mais agilidade e sustentabilidade!🏆

Achou que precisava fazer ações grandiosas para ter uma Gestão Pública mais sustentável? Achou errado! Então comece acessando o site da Ekan Soluções e Sistemas Integrados e conhecendo esse software que vai transformar a rotina da sua equipe!