Virada da Consciência Negra 2022

Amanda Tiemi Nakazato

17 nov, 2022 ● 1 minuto

Confira a programação completa da série de eventos

Em novembro, celebra-se o Dia da Consciência Negra (20/11), um momento para relembrar a história do povo brasileiro, valorizar a diversidade racial, promover a inclusão e preservar a nossa cultura.

Para tornar esse dia importante ainda mais visível, a Universidade Zumbi dos Palmares criou a Virada da Consciência Negra, uma série de eventos culturais e artísticos que acontece desde 2018 em São Paulo. 

Na edição deste ano, a programação conta com mais de 200 atividades em museus, bibliotecas, teatros e fábricas de cultura, em uma parceria do governo estadual e municipal de SP com as instituições Sesc, USP, Unicamp, Ufabc, Unesp e CEUs. Confira os eventos desta semana:

Nos dias 18 e 19 de novembro, será realizado o Seminário Internacional de Diversidade, Equidade e Inclusão na Educação e no Trabalho, para mobilizar diálogos antirracistas.

Em 20 de novembro, domingo, ocorrerá a Corrida e Caminhada da Consciência. No dia seguinte, a 20º edição do Troféu Raça Negra vai homenagear as 20 mulheres que mais contribuíram para a promoção da diversidade através da inclusão do negro na sociedade brasileira e mundial.

Veja mais detalhes da programação completa no site da Virada e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. E aí, você já pensou como irá celebrar este mês da consciência negra?