Você sabe o que é o Programa Unifica?

13 set, 2021 ● 1 minuto

Iniciativa tem como objetivo a centralização física de serviços e soluções

O Observatório Fiscal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) foi premiado, no último dia 28 de novembro, com a segunda colocação na edição 2019 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal.A premiação existe desde 2012 e reconhece as melhores práticas e projetos que tratam da importância social dos tributos e da qualidade da aplicação dos recursos em benefício da sociedade.

Você conhece esta plataforma, gestor?

O Observatório Fiscal tem como objetivo facilitar o controle social, por parte do cidadão, oferecendo dados da receita e das despesas tanto do Governo do Estado, como de cada um dos 644 municípios paulista, com exceção da Capital.

No dashboard da plataforma, o cidadão pode visualizar os dados da execução orçamentária dos municípios, com apresentação numérica e gráfica, e o detalhamento das principais fontes de receita e de despesa, especialmente em saúde e educação:

- Resultado da Execução Orçamentária: Variação entre receita arrecadada e despesa empenhada;

- Percentual de aplicação na Saúde: Percentual da receita de impostos aplicado nas ações e serviços de saúde;

- Percentual de aplicação no Ensino: Percentual da receita de impostos e transferência aplicado na manutenção e desenvolvimento do ensino.

- Percentual de aplicação FUNDEB/Magistério: Parcela dos recursos provenientes do FUNDEB destinada à valorização do magistério.

O time do Radar IBEGESP aconselha o acompanhamento do painel!