Iniciativa tem como objetivo a centralização física de serviços e soluções
Todo servidor público já deve ter escutado que um dos maiores desafios que o cidadão enfrenta ao acessar serviços públicos é o da descentralização. Quem nunca precisou de um serviço para o qual era preciso emitir uma certidão no lugar X, tirar uma fotografia no local Y e conseguir uma autorização no cartório Z para finalmente voltar ao local de origem e ser atendido?
Foi para solucionar este problema que o Programa Unifica foi lançado em março deste ano. Esta iniciativa do Governo propõe a centralização física de serviços e soluções: ao invés de os locais de atuação pública estarem espalhados pelas cidades, espera-se que em um mesmo prédio seja possível acessar diferentes tipos de serviço.
Isto já é uma realidade na capital de São Paulo, em que o cidadão poderá acessar no mesmo prédio, localizado na Avenida Prestes Maia, 733, os seguintes serviços:
- Atendimento bancário do Banco do Brasil;
- Orientação sobre concessão de pensão;
- Aposentadoria;
- Auxílio Funeral;
- Comunicação de Óbito;
- Atendimento de Intimações;
- Atendimento para Malha Fina;
- Registro Profissional;
- Carteira de Trabalho para Estrangeiro;
- Seguro Desemprego;
- Certificação Digital do SERPRO.
Para além de São Paulo, a capital do país, Brasília, também aderiu ao Programa Unifica através da Central de Atendimento ao Pessoal (CAPE). O prédio centralizou em um só local as unidades de atendimento aos servidores públicos, sejam estes ativos ou inativos.
A equipe do IBEGESP acredita que a unificação impacta diretamente cidadãos e gestores públicos e, por este motivo, sugere que todos os servidores fiquem de olho no Programa Unifica!
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Radar IBEGESP Janeiro de 2020