Você sabe o que é o Relatório Integrado?

13 set, 2021 ● 1 minuto

Saiba mais sobre a nova forma de preparação e apresentação dos relatórios corporativos

Em 2018, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma mudança no processo de prestação de contas anuais das unidades da administração pública federal: o chamado Relatório Integrado. Mas você sabe o que isso significa?

Bem, o Relatório Integrado consiste em uma nova forma de preparação e apresentação dos relatórios corporativos, que leva a organização a pensar de maneira integrada, baseando-se nos processos de controle e gestão. Foi desenvolvido pelo International Integrated Reporting Council (IIRC) – que consiste em uma aliança internacional de empresas, reguladores, investidores, organismos de normatização, entidades contábeis e academia. Suas principais características são:

Na esfera pública, o Relatório Integrado tem como prioridade demonstrar à sociedade – de forma clara e concisa – os bens e serviços entregues à população, evidenciando ainda mais o direito que todos os cidadãos têm às informações sobre como foram geridos os recursos públicos confiados à entidade e se de fato houve adequação às leis, regulamentos e normas existentes.

Segundo o Secretário-Geral de Controle Externo do TCU, Paulo Wiechers, para que haja sucesso no processo de prestação de contas é necessário que nenhum gestor público se esqueça de que a sua obrigação primeira não é perante o Tribunal, mas para com o contribuinte.

E você, leitor, o que achou da novidade?