Gestor, analise se sua liderança está atenta às necessidades de sua equipe e da sociedade
Ao tratarmos de um tema tão relevante como o desenvolvimento das lideranças e sua influência sobre os resultados dos processos, somos remetidos a questões como eficiência, qualidade e foco na gestão de equipes. E como manter, dentro do serviço público, uma boa prática de gerenciamento alinhada às mudanças exigidas pelo mercado?
O mundo atual já apresentava constante transformação de conceitos e comportamentos que, de uma maneira geral, exigiram a flexibilidade de antigos padrões e regras. Isso inclui pensar no novo papel das lideranças e chefias, que deixaram de ser engessadas e austeras para se tornarem mais atentas às necessidades das funções e de quem as executa.
Para além disso, em 2020 houve o maior desafio imediato que as lideranças poderiam encarar: os novos métodos de trabalho diante do distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus!
Se antes disso a questão de como exercer uma liderança eficaz já trazia diversos apontamentos, de uma semana para outra se tornou ponto central para que equipes estivessem alinhadas, engajadas e producentes, mesmo à distância. Esse desafio exigiu soluções e habilidades quase que imediatas de líderes e chefias, para que tudo continuasse funcionando como antes – inclusive e, principalmente, na Administração Pública.
Enquanto profissionais da saúde criavam protocolos de combate à disseminação do vírus, gestores públicos travavam uma corrida contra o tempo para que serviços e equipes estivessem em plena atividade.
Diante de um cenário exigido pelo estado de calamidade, é que o IBEGESP reafirma a necessidade de líderes estarem sempre atualizados e prontos para solucionar problemas cotidianos e, como aconteceu, também aqueles que surgem de maneira inesperada e exigem tomadas de decisões rápidas e assertivas.
Liderança Adaptativa
Já falamos sobre Liderança no Serviço Público anteriormente e, na atual situação, este assunto ganha destaque por envolver o gerenciamento de equipes diante da pandemia, trabalho remoto, distanciamento, desgaste emocional da população, novas rotinas pessoais e profissionais, enfim, um novo mundo imposto pela Covid-19.
A chamada Liderança Adaptativa, tratada no texto citado acima, considera exatamente esse papel que um líder deve exercer diante das constantes transformações que o mundo apresenta. É preciso foco na solução das novas demandas e perspectivas, é primordial trabalhar o diferencial de cada um e é benéfico para as instituições o desenvolvimento contínuo desse profissional.
Este tipo de liderança, que é a referência para os novos tempos, também é focada em se renovar, inovar e capacitar, para ir de encontro às mudanças que o mercado e a sociedade apresentam. Líderes e equipes se reciclam por meio de cursos e programas, o que traz benefícios, inclusive, à população, que passa a ter acesso a serviços prestados por profissionais cada vez mais preparados e atualizados.
O IBEGESP atua como agente dessa transformação e disponibiliza conteúdo específico e pontual para o servidor público. O curso Orientação Dirigida: Formação de Líderes Gerenciais é apenas um de tantos outros desenvolvidos para acrescentar ainda mais conhecimento à sua carreira.
Entre em nosso site e veja nosso Catálogo de Cursos. Com certeza, um deles atende às suas atuais demandas.
Autor:
Marina Macedo RegoTags:
Formação de Gestores, Matérias, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas