A importância da linguagem nas relações interpessoais no trabalho

Franceliza Dantas

14 jan, 2025 ● 4 minutos

Como uma comunicação e linguagem assertivas e respeitosas podem melhorar a convivência e a produtividade no dia a dia corporativo

Este conteúdo faz parte do centro de estudos de Gestão de Pessoas do IBÊ

A ilusão da “linguagem correta”

A ideia de que há uma linguagem correta é difundida na sociedade pela mídia, quando tenta apagar ou apresentar de forma caricata os diversos falares presentes no Brasil, priorizando a linguagem de uma determinada região ou estado. Isso também ocorre quando as escolas priorizam o ensino da Gramática Normativa, que, de forma simplificada, é aquela que dita as regras do “bom português”.

Essa ideia de “linguagem correta”  é excludente e, portanto, discriminatória. É lógico que a linguagem, assim como as vestimentas, deve moldar-se ao lugar, situação, tempo e pessoa. Nem toda forma de “dizer” deve ser usada em todo e qualquer lugar, em toda e qualquer situação e nem por toda e qualquer pessoa.

Mas este pequeno artigo não é sobre o falar de acordo com a “norma culta” ou o “bom português” ou “linguagem correta”. Este artigo é sobre o quanto o uso da linguagem pode enriquecer as relações interpessoais, pois a linguagem se constitui nas interações sociais entre as pessoas. É no fenômeno da interação verbal que a realidade fundamental da linguagem existe.

A comunicação assertiva no trabalho

Em um tempo como o que vivemos agora, repleto de relações superficiais, em que a rapidez e fluidez das coisas e dos sentimentos ultrapassam a nossa capacidade de entender o que de fato acontece, o uso da linguagem tornou-se uma ferramenta poderosa e indispensável para que possamos constituir relações interpessoais prazerosas e, no trabalho, melhorar a convivência com aqueles que dividem 1/3 de suas vidas entre si.

Portanto, no trabalho, a linguagem é uma ferramenta indispensável. Seja nas relações presenciais, na linguagem empregada na comunicação on-line ou na que é utilizada para redigir documentos oficiais, o uso da linguagem é essencial para estabelecer interação, mostrar quem somos e o que queremos.

e a linguagem empregada nas relações interpessoais no ambiente de trabalho for inadequada, pode afetar diretamente a produtividade, a motivação e, até mesmo, a qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, usar um tom de voz agradável, um vocabulário e um ritmo adequados ao interagir com as pessoas no ambiente de trabalho eleva o nível das relações e contribui para a construção de um ambiente amistoso e acolhedor. Isso é capaz de evitar desentendimentos causados por uma comunicação inadequada.

5 pilares para uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho

Assim, para usar uma linguagem adequada e estabelecer uma comunicação assertiva e produtiva no ambiente de trabalho, é necessário adotar padrões, tais como:

linguagem

1. Tom de voz

Não fale muito alto e nem muito baixo. Procure usar um tom de voz que seja audível para as pessoas e que não as incomode.

2. Vocabulário

Use palavras simples e claras, que correspondam ao que você de fato quer  transmitir.

Tenha em mente que falar bonito não é usar termos rebuscados, mas sim falar de forma que qualquer pessoa possa entender. Evite usar termos que se remetam a deboche e/ou discriminação, mesmo que o assunto ou a pessoa não lhe agradem.

Se ouvir um comentário desagradável, diga de forma clara e educada: “não gostei deste comentário”  ou “estou desconfortável com este comentário”. É melhor ser franco do que usar um tom agressivo.

3. Ritmo de fala

Não fale muito rápido, as pessoas podem ter dificuldade de acompanhar seu raciocínio. Também não fale muito devagar, com pausas longas entre as palavras e frases, pois isso pode tornar a conversa "tediosa" e levar ao desinteresse.

Procure falar em um ritmo moderado, pronunciando bem as palavras e pausando conforme a informação que você quer transmitir.

4. Escuta ativa

Seja um bom ouvinte. As pessoas, assim como você, gostam de ser ouvidas, querem dar suas opiniões e sentem-se mais valorizadas e incluídas.

5. Gestos e expressões faciais

Quando falar, lembre-se de que os gestos e as expressões faciais também são uma forma de linguagem e comunicam algo. Dessa forma, evite o uso de gestos e expressões exagerados, mas tenha cuidado para não ficar estático ou robotizado.

Procure se expressar e gesticular de acordo com o assunto e com a ideia que você quer transmitir.

E lembre-se sempre: estabelecer uma boa comunicação no ambiente de trabalho é saber se expressar de maneira efetiva, compreendendo e fazendo-se compreender.


*Os artigos aqui divulgados são enviados pelos redatores voluntários da plataforma. Assim, o Radar IBEGESP não se responsabiliza por nenhuma opinião pessoal aqui emitida, sendo o conteúdo de inteira responsabilidade dos autores da publicação.


Autoria: Franceliza Dantas é Doutora em Linguística Aplicada, Mestra em Ensino de Ciências e graduada em Letras. É Secretária Executiva da UFERSA e Professora do PROFMAT/UFERSA. Pesquisa na área de formação de leitores, de estudos da linguagem e na estreita relação entre Leitura e Matemática.