Balanço IBÊ 2021: conquistas e perspectivas para 2022

Isabela Montoro

14 dez, 2021 ● 4 minutos

Hora de valorizar conquistas e de olhar para o futuro!

Os 2 últimos anos foram marcados pela pandemia da Covid-19, que assolou o Brasil e o mundo e nos encheu de incertezas. Mas ainda que em meio a tantas indefinições, se tem uma coisa que a equipe do IBÊ nunca perdeu de vista foi a nossa missão de contribuir com a Gestão Pública, que nos motiva e nos move há quase 10 anos!

Pautados nesse propósito, nós iniciamos este ano com um pezinho no Nordeste, região da nossa CEO – Dolores Galvão – e dos familiares da nossa Head de Comunicação, Conhecimento e Pesquisa, Marina Macedo, assim como da Aline Santos, que abrilhantou com muita determinação o time de Relacionamento e Comercial do IBÊ. 

Pois é! Sabe o FGP? Ele foi parar lá na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a UFERSA, onde, por meio da modalidade EaD, formamos profissionais para atuarem nas diversas áreas da Administração Pública a partir de uma visão sistêmica do fazer público

E não para por aí! Paralelamente a esse In Company do FGP na UFERSA, acontecia também a nossa 13ª turma EaD do FGP Clássico. Legal, né?!

Para além das formações acima, 2021 foi um ano de consolidar parcerias com empresas estatais, tais como:

  • Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo – PRODAM
  • Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB
  • Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo – CDHU
  • Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL

Com as quais tivemos a oportunidade de trabalhar temas super importantes, como a Governança Corporativa, Integridade, Licitações e Contratos e outras obrigações previstas na Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016).

Com a publicação da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), o IBÊ teve a oportunidade de, em parceria com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo – SEAC/SP, promover um Ciclo de Palestras sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos, cujo público-alvo foram os colaboradores de empresas convidadas pela entidade sindical.

Além disso, o IBÊ iniciou a Formação de Fiscais de Contratos Administrativos do Ministério da Economia à luz da Nova Lei de Licitações e Contratos. Massa demais!

Também neste ano, a equipe do IBÊ, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP, deu início ao Ciclo de Formação em Gestão Pública, composta por 3 trilhas de aprendizagens e 15 módulos totalmente autoinstrucionais, nas seguintes áreas: 

  • Licitações e Contratos;
  • Administração e Finanças;
  • Administração Pública e Direito Administrativo.

Além de tuuudo o que você leu ali em cima, o IBÊ ainda está encerrando o ano de cara nova. Sim! Ganhamos um novo logo e um novo site, assumimos de vez o nosso apelido carinhoso (“IBÊ”) e inauguramos o nosso setor de Impacto Social, com um projeto pra lá de especial sobre Lideranças Femininas!

Mas sabe o que não mudou? A valorização e o orgulho que toda a nossa equipe tem pelos servidores públicos, que têm sido tão perseverantes e resilientes durante esse período tão difícil para todos os brasileiros. O orgulho é tanto, que até reforçamos isso em nosso Manifesto do novo site. 

Nosso muito obrigada(o) a cada um de vocês! ❤️ Continuem contando com as formações e inovações do IBÊ!

Por fim, preocupados que somos com o aprendizado contínuo e com a inovação, nossa equipe já tá por dentro das competências necessárias para 2022. Mas dessa vez vamos falar sobre 2 em especial: a inteligência emocional e a resolução de problemas com base em dados.

Inteligência Emocional

Em 2020, o Fórum Econômico Mundial publicou o relatório “The Future of Jobs Report” e, entre as 15 competências mais procuradas por empresas brasileiras, lá estava ela, a inteligência emocional

De acordo com o SENAC, um profissional com tal habilidade é aquele “capaz de olhar a situação ao redor e conseguir administrá-la de uma forma eficaz. Destaque para a Empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.”

Resolução de problemas com base em dados

O Fórum Econômico Mundial também listou a competência “resolução de problemas” em seu relatório. 

No entanto, com base no documento Competências Transversais de um Setor Público de alto desempenho, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, nós acrescentamos também a importância do uso dos dados e das evidências na resolução de problemas, vez que esses são capazes de aumentar a precisão e viabilidade das soluções.

E aí, você e a sua organização já estão de olho nessas competências? Aqui no IBÊ nós já estamos! Conte com a gente 😉

Isabela Montoro