Você já parou para pensar como seria trabalhar na Administração Pública?

Emerson Luis Grando Fragoso

30 jul, 2024 ● 2 minutos

*Artigo de opinião

Conheça alguns pontos para criar uma carreira sólida na Administração Pública!

Este conteúdo faz parte do centro de estudos Administração e Finanças do IBÊ

A resposta para esta pergunta faz parte do chamado Plano de Carreira. Mas se você nunca ouviu falar sobre este tema, veremos alguns pontos para alcançar os objetivos e criar uma carreira sólida na Administração Pública.

Para começar, precisamos dizer que antes de tudo é necessário entender como as contratações ocorrem na Administração Pública. A Administração possui 5 princípios básicos conhecidos como LIMPE, que são:  legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E a previsão constitucional do concurso público é exatamente isso: escolher as melhores pessoas ou mais bem preparadas tecnicamente para garantir que o serviço público seja eficiente. Por isso, é um processo previsto em lei, impessoal, amplo e transparente.

Contudo, ainda possuímos outras formas de contratação, como os cargos comissionados, temporários e terceirizados. Cada um com sua especificidade e importância dentro da máquina administrativa.

Para ter uma carreira sólida na Administração Pública, é fundamental pensar em um plano de carreira, principalmente para os servidores efetivos (concursados). Um plano de carreira é um guia que descreve o caminho para onde você quer chegar, seja individualmente ou em conjunto com a Administração Pública. É importante ter clareza sobre sua situação atual, formação, habilidades e experiência, para traçar metas e alcançar o sucesso esperado.

A Administração Pública deve identificar critérios necessários para promoções e progressões de forma justa e transparente, previstos em lei. E o servidor deve estar preparado para novos desafios, investindo em desenvolvimento e adquirindo as habilidades indispensáveis para sua carreira.

Planejar a vida profissional na Administração Pública é tão importante quanto planejar uma viagem dos sonhos ou uma festa especial. É preciso ter consciência sobre suas qualificações e formas de desenvolvimento, para garantir uma carreira de sucesso e realização profissional. Portanto, o plano de carreira é essencial para alcançar seus objetivos e prosperar na Administração Pública.


Autoria: Emerson Luis Grando Fragoso é advogado e servidor público municipal há 24 anos, pós-graduado em Direito Constitucional e atualmente Diretor de Departamento de Recursos Humanos. 


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