Os 3 principais desafios da carreira em Gestão Pública

27 abr, 2021 ● 4 minutos

Entenda como vencer as maiores dificuldades:

Você, gestor público, já deve ter ouvido alguém que possui emprego iniciativa privada dizer que a carreira de servidor público é muito tranquila, mas quem atua no dia a dia da Gestão Pública entende que esse preconceito não poderia estar mais longe da realidade. E é justamente por isso que precisamos falar dos grandes desafios nas carreiras dos servidores e como enfrentá-los. Para iniciar esse debate, listamos abaixo 3 dos maiores desafios da área. Confira e veja nossas sugestões para resolvê-los wink

Se engana quem pensa que a estabilidade na Gestão Pública é um motivo de conforto. Muitas vezes, ela pode nos levar a uma sensação de estagnação e mesmice. Mas existem soluções simples para combater esses sentimentos:

  • Foque na inovação: você não precisa manter sempre uma mesma rotina. Procure trazer novidades para as suas tarefas diárias. 
  • Tenha atenção ao plano de carreira: que tipo de evolução você pode ter no seu cargo? O que pode ser feito para você incrementar sua renda salarial? Esteja sempre atento às possibilidades apresentadas pelo plano de carreira da sua área e invista no seu desenvolvimento.
  • Mude de perspectiva: se a sensação de estagnação está te consumindo, não passe por isso sozinho. Busque ajuda profissional para pensar em novas possibilidades de atuação no seu cargo atual ou, quem sabe, em um novo emprego. A Orientação Dirigida do IBEGESP é uma boa pedida para isso!

 

Quem lida com recursos públicos tem uma grande responsabilidade em mãos e ninguém quer ser culpado por algum erro, né? Mas esse receio não deve te levar a uma sensação permanente de insegurança. Veja o que pode te ajudar:

  • Lembre-se que você não está sozinho: na dúvida sobre algum processo de trabalho? Divida com a equipe! Ainda em dúvida? Busque capacitação ou uma Orientação Técnico-Jurídica! Você não precisa ter todas as respostas sozinho. Lembre-se que quanto mais mentes enfrentam uma dúvida, maior a chance dela ser solucionada.
  • Foque na educação constante: a Gestão Pública é marcada por frequentes mudanças legislativas. O que era correto em um dia pode já não ser no outro, então, não adianta fazer um treinamento a cada par de anos. É preciso encarar a educação como algo permanente: leia, busque informações e capacite-se sempre que puder.

 

Quantos treinamentos você fez nos últimos 6 meses? Eles foram suficientes pra você se sentir preparado pra exercer suas tarefas de trabalho na Gestão Pública? Se não foram, te sugerimos tomar essas 3 atitudes:

  • Certifique-se de que o RH e a gestão saibam da situação: necessidades de treinamento devem ser comunicadas constantemente. Muitas vezes o seu setor sabe da dificuldade que está passando, mas os responsáveis pela contratação de treinamentos não.
  • Tenha o EAD como aliado: você pode aprender muita coisa na área de Gestão Pública através do EAD, então, se for hesitante com essa modalidade de ensino, pesquise mais sobre ela. Invista em um desenvolvimento que pode ajudar toda a aquipe a  aprimorar seu desempenho.
  • Não descarte o investimento pessoal: se você precisa de um treinamento muito específico que não será ofertado pela Gestão Pública, analise a possibilidade de investir pessoalmente em um curso ou capacitação. Essa medida pode te fazer economizar tempo e diminuir o estresse.

    E aí, gestor público? Enfrenta algum desses desafios? Então compartilha com a gente!