Conheça as melhores opções e metodologias
Quem precisa contratar um curso ou um treinamento para uma equipe, sempre se pergunta “qual é o melhor formato para abordar esse tema?”. Nesse artigo, vou usar a experiência do IBEGESP e nossa bagagem de já ter formado mais de 100 mil alunos para responder essa questão. Bora lá? 😉
Para encontrar a resposta dessa pergunta, primeiro você precisará conhecer o seu público e os diferentes tipos de cursos e treinamentos existentes no mercado. Mas atenção: não adianta nada saber muito sobre um desses assuntos e não compreender o outro. Será a união dessas duas informações que te fará conseguir o treinamento ou o curso perfeito, ok?
Aqui no IBÊ, te ajudamos a compreender esses dois aspectos importantes. Isto porque sempre fazemos uma avaliação diagnóstica para mapear o perfil do público-alvo e apresentamos diferentes soluções educacionais com base nesse perfil.
Mas para começar a refletir sobre esse assunto com autonomia, te apresentaremos a seguir diferentes modalidades e formatos de treinamento. Confira na imagem abaixo!
É notável que para escolher o melhor tipo de treinamento ou curso, você deve sempre ter em mente esses diferentes formatos. E tão importante quanto isso, será diversificá-los. Há boas ocasiões para todo tipo de curso. Veja este caso, por exemplo:
Natália é gerente de Recursos Humanos e precisa capacitar seus colaboradores sobre gestão do tempo. Ela precisa de um treinamento que motive a equipe, mas também deseja ensiná-los sobre alguns sistemas de gestão de tarefas. Para não ‘contaminar’ o momento de motivação com um assunto teórico, ela resolveu fazer um curso EAD híbrido. Em um primeiro momento, os alunos acessarão um treinamento autoinstrucional sobre os sistemas de gestão de tarefas. Depois, na etapa síncrona do curso, terão acesso a uma live inspiradora. Uma boa saída, certo?
Como você pôde ver, Natália só conseguiu tomar uma decisão sábia por conhecer seu público e diferentes formatos de cursos e treinamentos. Ela sabia, por exemplo, que tratar de sistemas de gestão não atrairia muito a equipe. Desse modo, optou por abordar esse assunto teórico e operacional dando aos colaboradores autonomia para escolherem o momento de acessar o módulo sobre esse tema. Por conta dessa decisão, a live pôde ser um encontro virtual de celebração e motivação.
Bom, mas esses não são os únicos aspectos que você deve ter em mente na hora de contratar um curso ou treinamento. Há outras modalidades e formatos que você deve considerar. Veja dois exemplos:
Como você acabou de ver na imagem acima, treinamentos que requerem personalização devem ser In Company. Já temas que podem ser abordados de forma mais genérica são mobilizados em cursos livres. Vamos refletir sobre essa questão lembrando do exemplo acima?
Quando teve que capacitar os colaboradores sobre gestão do tempo, Natália se lembrou que sua organização tem desafios muito específicos sobre esse assunto. Não adiantaria em nada falar desse tema de modo geral, porque a cultura organizacional da empresa tem uma dinâmica muito particular. Por isso mesmo, que tanto a etapa autoinstrucional do treinamento quanto a live partiram de uma formação In Company.
E aí? Você também faz esse tipo de reflexão ao contratar um curso ou treinamento? Agora que você já viu essas diferentes possibilidades de ensino, te convidamos a acessar dois artigos complementares para se aprofundar ainda mais no assunto:
- Os prós e contras do EAD síncrono e assíncrono: clique aqui para ler
- Glossário do ensino à distância: acesse aqui
Não esqueça de comentar aqui embaixo se esse texto te ajudou a descobrir o melhor formato de treinamento para a sua equipe 😉
Autor:
Marina Macedo RegoTags:
Cursos, Matérias, Modalidades, RH, Treinamentos