Saúde mental em crise: número de afastamentos em razão de transtornos mentais cresce 68%

Isabela Montoro

18 mar, 2025 ● 3 minutos

A nova NR-01 exige controle de riscos psicossociais da saúde mental. O prazo limite é 26/05/25. Sua empresa está pronta?

Este conteúdo faz parte do centro de estudos de Gestão de Pessoas do IBÊ

Nunca foi tão urgente falar sobre saúde mental. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, em 2024, o Brasil teve 472.328 afastamentos em razão de transtornos mentais. Se comparado com 2023, houve um aumento de 68% nos casos, atingindo o maior número no período de 10 anos.

saúde mental

De acordo com matéria do G1, as causas dos transtornos mentais podem ter múltiplos fatores, mas há algumas questões preponderantes:

  • O luto pós pandemia da Covid-19
  • O estresse emocional após a crise, por conta dos anos de isolamento
  • Insegurança financeira e aumento do custo de vida
  • Aumento da informalidade
  • E o fim de ciclos, incluindo o aumento das separações durante a pandemia

Quem são os mais afetados em relação à saúde mental?

Os dados do INSS indicam que a maioria dos trabalhadores afetados é mulher (64%), com idade média de 41 anos, com quadros de ansiedade e depressão.

E a causa disso são fatores sociais, tais como a sobrecarga de trabalho, remuneração menor, a responsabilidade do cuidado familiar e a violência.

Falar sobre saúde mental agora é uma obrigação

Os dados extremamente alarmantes fizeram com que o governo adotasse medidas mais duras: a NR-01, que prevê diretrizes gerais sobre a segurança e a saúde do trabalho no Brasil, sofreu importantes alterações no final de 2024, trazendo novas exigências às organizações privadas e públicas:

  • Identificação e controle dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, tais como: metas excessivas, jornadas extensas, ausência de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais e falta de autonomia no trabalho
  • Realização de treinamentos periódicos visando a saúde e o bem-estar dos colaboradores das organizações.

Caso sejam encontradas situações que justifiquem o adoecimento mental dos trabalhadores, as empresas poderão sofrer com multas que variam entre R$500 a R$6 mil reais por situação.

Empresas têm até 26/05/25 para se adequarem à NR-01 🚨

Até 26/05/2025, as organizações públicas e privadas têm o dever de se adequar para identificar e controlar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, assim como promover treinamentos periódicos sobre o tema.

O IBÊ pode te ajudar 💡

Os prazos para adequação são curtos, mas o IBEGESP tem soluções específicas que te ajudarão a atender a essa obrigação e proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável a todos os trabalhadores:

  • Curso | Saúde mental: gestão da ansiedade e outros sofrimentos no ambiente de trabalho – Garanta treinamentos periódicos sobre visando o bem estar dos profissionais e lideranças da sua organização;
  • Programa | NR-01 e riscos psicossociais: como preveni-los? Implante o programa em 3 etapas e adeque-se às novas exigências da NR-01.

Garanta agora a adequação da sua organização às novas exigências da NR-01, evite penalizações e invista num ambiente de trabalho mais sustentável a todos os colaboradores. O prazo é curto!


Fonte: G1. Crise de saúde mental: Brasil tem maior número de afastamentos por ansiedade e depressão em 10 anos. Disponível em: G1 - Trabalho e Carreira. Acesso em: 13 mar. 2025.


Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog sobre Gestão Pública!

Autoria: Isabela Montoro - Produtora de Conteúdo do IBEGESP