Tecnologia como aliada ao planejamento das compras públicas

Isabela Montoro

16 set, 2021 ● 2 minutos

Saiba como o software Ilogix pode te ajudar

Tá aí um assunto que a gente adora falar: planejamento das compras públicas. E não é só porque Licitações e Contratos é um dos nossos centros de estudo não, viu?

Assim como falamos neste artigo, é por meio do planejamento que são respondidas algumas questões super importantes, que vão dar um norte aos gestores públicos envolvidos e definirão o sucesso das contratações públicas:

E agora que finalmente a Nova Lei de Licitações - NLL (Lei nº 14.133/2021) foi publicada, o planejamento, que já era indispensável, ganhou um protagonismo ainda maior: além de aparecer como um princípio aplicável as contratações públicas, ele também ganhou um capítulo específico no novo diploma legal.

O uso da tecnologia como aliada ao planejamento das compras públicas

É isso mesmo que você leu!

A tecnologia pode ser sim uma aliada aos gestores públicos quando o assunto é planejamento e nós temos como provar apresentando pra vocês o Software Ilogix, uma solução desenvolvida pela Ekan Soluções e Sistemas Integrados que tem como finalidade o planejamento e controle dos processos de compras.

Mas como o Ilogix auxilia no planejamento das contratações?

É simples: Ilogix pode ser integrado aos sistemas operacionais dos órgãos públicos, importando os dados referentes aos seus estoques. A partir disso, o software fará a gestão dos estoques, centralizando em uma única tela as informações sobre as suas coberturas, possibilitando que os gestores públicos gerem relatórios diversos sobre o consumo de determinados itens por mês/ano.

Além disso, Ilogix tem uma funcionalidade que calcula automaticamente a curva ABC de todos os produtos do estoque, baseando-se no consumo médio mensal, auxiliando, assim, na priorização das compras.

Desta forma, é possível ter uma estimativa mais precisa do quanto é necessário comprar de cada item, planejando a contratação de forma antecipada, antes que faltem produtos e, é claro, garantindo maior racionalidade na aplicação dos recursos públicos.

E o melhor de tudo: todas as informações constantes no Ilogix são atualizadas automaticamente de hora em hora, o que garante o acompanhamento praticamente em tempo real dos estoques, reduz as horas gastas na consolidação de planilhas para reuniões de equipe – já que as informações estarão todas ali, atualizadas, a um clique do relatório. Legal, né?

E aí, leitor, o que você achou do Ilogix? Caso queira saber mais, recomendamos também esta entrevista da publicação Radar IBEGESP e este episódio do Podcast Radar IBEGESP, com a participação exclusiva de Marcos Napolitano, Diretor de Projetos da Ekan, empresa que desenvolveu o software Ilogix!