Ética no serviço público: um dever de todo servidor

Franceliza Dantas

25 mar, 2025 ● 2 minutos

Descubra como responsabilidade, integridade e transparência ajudam a construir uma administração pública mais ética e confiável

Este conteúdo faz parte do centro de estudos de Gestão de Pessoas do IBÊ

Ser ético deve ser tão inerente ao servidor, assim como a ação de respirar. A ética é um conjunto de princípios e normas que orientam a conduta das pessoas e possibilita a convivência em harmonia e preserva os direitos e deveres de cada indivíduo. No serviço público, ela é fundamental para garantir a integridade, a boa prestação de serviço, a transparência e a confiança nas instituições governamentais e em cada servidor que delas faz parte.

É necessária a adoção de algumas atitudes que se corroboram entre si, para que a ética seja uma constante no “fazer” e “ser” de cada servidor. Essas atitudes não pressupõem nenhuma grande ação e nem recursos financeiros. Elas apenas exigem que a ética seja exercida em sua plenitude, sem levar em conta os interesses particulares, mas visando sempre o bem do coletivo e das instituições. Dentre as todas as atitudes que permitem o florescimento do ser ético, podemos elencar:

  • Responsabilidade: os servidores públicos têm o dever de prestar contas de suas ações e decisões, assumindo a responsabilidade por suas consequências;
  • Integridade: os servidores devem agir com honestidade e moralidade, evitando qualquer comportamento que possa ser considerado corrupto ou antiético;
  • Respeito aos direitos humanos: os servidores devem promover e proteger os direitos de todos os cidadãos, respeitando a dignidade humana;
  • Transparência: é  essencial que as ações e decisões dos servidores públicos sejam claras e acessíveis ao público, permitindo que a sociedade acompanhe e fiscalize suas atividades;
  • Imparcialidade: é  importante que as decisões sejam tomadas sem favoritismos, assegurando que todos os cidadãos sejam tratados de maneira justa e equitativa;
  • Compromisso com o bem-estar público: o interesse público deve prevalecer sobre interesses pessoais ou de grupos, priorizando com a prioridade sendo sempre o bem-estar da sociedade.
ética

A adoção dessas atitudes promove uma cultura ética no serviço público e propicia a construção de uma administração pública mais eficiente e respeitada. Isso pode ser alcançado através de treinamentos, códigos de ética e mecanismos de fiscalização e controle. Mas, falaremos disso em outros artigos.


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Autoria: Franceliza Dantas é Doutora em Linguística Aplicada, Mestra em Ensino de Ciências e graduada em Letras. É Secretária Executiva da UFERSA e Professora do PROFMAT/UFERSA. Pesquisa na área de formação de leitores, de estudos da linguagem e na estreita relação entre Leitura e Matemática.