Importância do professor na formação cidadã e modalidades de ensino no Brasil

Amanda Tiemi Nakazato

13 out, 2021 ● 6 minutos

Conheça as modalidades presentes na Lei de Diretrizes e Base da Educação e saiba por que devemos valorizar o professor

A educação é um direito de todos, que deve ser assegurado pelo poder público a nível federal, estadual e municipal, sendo muito importante a articulação entre todos para manter a qualidade de ensino no Brasil. Mas como sabemos, cada estado e cidade têm as suas especificidades, de modo que a autonomia é um fator essencial para atender as demandas locais.

Uma boa base educacional somada às experiências do estudante e a vontade de aprender são a chave para acumular conhecimento e, por sequência, formar cidadãos conscientes. A partir disso, as pessoas desenvolvem o senso crítico e conhecem seus direitos. Assim, elas podem participar ativamente da vida política, reivindicar melhorias e ajudar a construir uma sociedade mais justa. 

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” – Paulo Freire

A busca pela aprendizagem é contínua, assim como o exercício da cidadania. Viver em sociedade nos faz enxergar as diferenças e desigualdades existentes. E cada um tem potencial para contribuir com a redução de problemas e semear a inclusão, igualdade e diversidade.

Um profissional indispensável com esse papel de formação e capacitação de pessoas é o professor, que compartilha seu conhecimento com a turma. Mas essa não é uma tarefa tão simples, ele precisa pensar no melhor jeito de ensinar, para o aluno conseguir entender. Há toda uma preparação por trás: estudo, leitura, consulta de materiais, tudo para saber explicar e incentivar o aluno a aprender.

Um educador reconhecido no Brasil e no mundo é Paulo Freire. Ele criou um método inovador para alfabetização de adultos: a aprendizagem das palavras não por cartilha, mas sim por palavras geradoras – partes do vocabulário e realidade dos alunos. Por exemplo, no cotidiano de um agricultor, faz parte do seu repertório as palavras “colheita” e “terra”. Uma vez que o educador conversa com as pessoas sobre o seu universo, busca as palavras geradoras e depois apresenta a imagem dessas palavras, fica mais fácil a sua identificação e decodificação. O método aproxima e torna mais acessível a educação.

O exemplo mostra que o trabalho desse profissional também é conjunto. Tanto a participação dos alunos quanto a troca de experiências entre ambos favorece uma educação que faz sentido para quem está aprendendo e traz conhecimento para quem está ensinando.

No Brasil, uma lei importante que estabelece os princípios da educação é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela garante o acesso à educação equitativa, de qualidade e propõe o desenvolvimento do educando para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Dentro da LDB, além de definir os níveis de ensino, são apresentadas as modalidades de ensino, como:

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)

É assegurado o direito à educação gratuita para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na idade regular. O poder público deve viabilizar e estimular o acesso e a permanência desse aluno na escola. A EJA é guiada pelos fundamentos da Base Nacional Comum Curricular e pode ser articulada com a educação profissional. 

  • Educação Profissional e Tecnológica

Para a capacitação e desenvolvimento de habilidades no trabalho, essa modalidade é ofertada por cursos: de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; de educação profissional técnica de nível médio; de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. Os cursos são organizados por eixos tecnológicos e cabe ao estudante montar a sua grade. 

  • Educação Especial

É a modalidade de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Ela é oferecida na rede regular de ensino e conta com serviço de apoio especializado sempre que necessário. Com início na educação infantil, estende-se ao longo da vida. Os sistemas de ensino devem assegurar currículos, métodos, técnicas e recursos educativos específicos, assim como promover a integração do aluno na escola e convívio.

  • Educação Escolar Intercultural aos Povos Indígenas

Garante aos indígenas o acesso à informação, conhecimentos técnicos e científicos na língua portuguesa e local. A educação tem o objetivo tanto de fortalecer as práticas sócio-culturais e a língua materna de cada comunidade indígena quanto de desenvolver currículos e programas específicos, com conteúdos culturais correspondentes à história e tradição das comunidades. 

  • Educação na Zona Rural

Os sistemas de ensino devem promover as adaptações necessárias para adequar a educação às peculiaridades da vida rural. Por meio de conteúdos e metodologias apropriadas às necessidades e interesses dos alunos; adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e condições climáticas; e respeito à natureza do trabalho na zona rural.

As atividades de todas essas modalidades podem ser nas formas:

  1.  Presencial

A rotina de estudos é em sala de aula, com o professor lecionando e aplicando provas ou atividades escolares. O modelo presencial tem a vantagem de promover uma maior aproximação entre educador e educando. Facilita a interação para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos e experiências. O professor também consegue ter uma visão do todo, se os alunos estão atentos e qual conteúdo chamou atenção da classe.

  1. EAD

A educação a distância é pelo ambiente virtual e as aulas online podem ser síncronas ou assíncronas. Com a vantagem de evitar o deslocamento até a sala de aula, o acesso pode ser feito pelo computador ou celular. As aulas síncronas contam com aulas ao vivo, em que o professor e aluno estão conectados ao mesmo tempo. Já as assíncronas são as aulas gravadas, em que o estudante tem a autonomia para organizar sua agenda e assistir às aulas de acordo com a própria disponibilidade. Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens do EAD síncrono e assíncrono, clique aqui.

  1. Híbrido

É o mix entre aulas presenciais e aulas EAD. Algumas atividades são realizadas dentro da sala de aula, encontrando com o professor e demais colegas. Outros conteúdos são dados no ambiente virtual, seja com aulas ao vivo, autoinstrucionais ou gravadas. Assim, o ensino é complementar, com o aprendizado em ambas as formas.