5 formas de otimizar suas compras públicas com o Ilogix

13 jul, 2021 ● 5 minutos

Conheça mais sobre o Ilogix e as vantagens que ele traz para a Administração Pública

 

Você já parou pra pensar no impacto que as compras públicas têm na sociedade?

  • As vacinas que a população toma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • Os refrigeradores que conservam vacinas e tantos outros medicamentos;
  • O transporte público que leva milhares de pessoas de casa até o trabalho;
  • A merenda que as crianças comem nas escolas públicas;
  • As carteiras, cadeiras e toda a estrutura necessária para que seu filho aprenda na escola...

Esses e tantos outros bens e serviços que você, seus familiares e amigos utilizam no dia a dia só chegam até aí porque alguém, antes disso, teve de realizar todo um procedimento de contratação pública.

É por isso que nós do IBEGESP defendemos tanto a necessidade de valorização dos servidores públicos do nosso país. E um dos caminhos para essa valorização, além da capacitação, é garantir uma estrutura tecnológica adequada para que essas pessoas possam trabalhar e otimizar os procedimentos de compras na Administração Pública.

Com tudo isso em mente, vamos falar sobre 5 benefícios do software Ilogix para a otimização das compras públicas. Confira:

O software Ilogix tem como base fundamental a integração do processo de compras públicas. Nesse sentido, ele permite o monitoramento em tempo real da aquisição do bem ou serviço até a entrega ou realização.

Além de auxiliar na gestão e fiscalização dos contratos formalizados pela Administração Pública, essa ferramenta garante que os fornecedores também tenham acesso ao andamento dos procedimentos de contratação.

Confira este exemplo:

Pense numa empresa que venceu uma licitação para registro de preços e, portanto, tem uma ata de registro de preços formalizada com a Administração Pública para futura e eventual aquisição de 1000 refrigeradores.

Como bem falamos aqui neste artigo, no Sistema de Registro de Preços (SRP), os órgãos públicos não têm a obrigação de solicitar todos os 1000 equipamentos que foram licitados. Assim, até que receba o pedido formal do órgão, não é recomendado que a empresa vencedora da licitação comprometa a sua fábrica, funcionários e matéria-prima para a fabricação dos refrigeradores.

E é aí que entra o Ilogix: por meio dele, a empresa consegue acompanhar o status do pedido do lado da Administração, para que possa se preparar para a fabricação e entrega sem atrasos dos equipamentos que serão solicitados.

Tanto Administração quanto fornecedor só têm a ganhar com essa ferramenta!

Quando o assunto é licitação, é importante relembrar que os governos são grandes compradores. Desta forma, falar de sustentabilidade nos procedimentos de compras públicas é assunto mais do que urgente, tendo em vista que a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que entrou em vigor no dia 01/04/2021, demonstra grande preocupação com o meio ambiente.

E com o Ilogix não é diferente: como bem salienta Marcos Napolitano – diretor de projetos da Ekan Soluções e Sistemas Integrados, empresa desenvolvedora da ferramenta – no Podcast Radar IBEGESP, um dos principais objetivos do software é justamente a eliminação da circulação de processos em papel, garantindo que todos os trâmites sejam realizados de forma eletrônica.

É assim que o Ilogix une sustenbilidade e eficiência!

O Ilogix tem uma funcionalidade que calcula automaticamente a curva ABC de todos os produtos do estoque, baseando-se no consumo médio mensal, auxiliando na priorização das compras.

Assim, é possível ter uma estimativa mais precisa do quanto é necessário comprar de cada item, planejando a contratação de forma antecipada, antes que faltem produtos e, é claro, garantindo maior racionalidade na aplicação dos recursos públicos.

Como visto no item anterior, o Ilogix é uma importante ferramenta para auxiliar no planejamento das contratações. Inclusive, falamos sobre o tema neste artigo.

E isso tem tudo a ver com a redução das compras emergenciais, já que quando o planejamento é feito de forma incorreta e às pressas, as chances de se ter que optar por uma compra emergencial são grandes, podendo o gestor público incorrer em situações de emergência fabricada.

São muitas as consequências da falta de planjeamento. Além da possível responsabilização do gestor e do mau uso dos recursos públicos, pode ainda acarretar prejuízos à população. A falta de planejamento acarretar no desfalque de merenda nas escolas é um exemplo grave disso.

Bem, se o Ilogix reduz a burocracia, auxilia no planejamento das compras públicas, diminui o uso de papel e evita contratações emergenciais, um resultado direto disso é melhora do planejamento financeiro dos órgãos públicos, garantindo, assim, um uso mais racional dos recursos públicos.

Essa ferramento só traz vantagens, seja para a Administração Pública, para os gestores públicos ou para a população!

Caso queira saber mais sobre o Ilogix, recomendamos também essa entrevista da publicação Radar IBEGESP, com a participação exclusiva de Marcos Napolitano, Diretor de Projetos da Ekan, empresa que desenvolveu o software Ilogix!